Como cadastrar ou alterar um grupo de acesso

Fernando
15-02-2019 13:22

Os grupos de acesso no SIGA são o mecanismo para definir o que cada usuário - ou grupo de usuários, poderá fazer ou não no sistema. Qual módulo cada usuário terá acesso, e o que cada um poderá fazer dentro de cada módulo.

Você pode por exemplo, definir que um usuário possa apenas visualizar suas contas a pagar, mas não alterar, não baixar, nem tão pouco remover. Outro usuário por exemplo, terá acesso a fazer baixas e estornar transações. Estas definições ficam a critério do administrador do sistema dentro da sua empresa, e é de exclusiva competência do cliente. 

Os passos abaixo são básicos tanto para criar como para alterar um grupo. Para criar, clique em  e para alterar um grupo clique 

A principal diferença é que, ao criar um novo grupo de acesso, você precisará informar todos os acessos item a item em todos os módulos do sistema. Para reconfigurar um grupo existente, vá apenas no módulo ou direito que lhe interessar.

Lembre-se sempre que, ao alterar um grupo de acesso, todos os usuários vinculados a ele serão impactados instantaneamente.

1. Clique na área de administração conforme a figura abaixo. Caso você não possua acesso, repasse para o administrador do sistema que possui os acessos devidos:

2. Clique no menu Grupos à sua esquerda na tela:

3. Clique no grupo que deseja configurar. Se você estiver criando um novo grupo, prossiga para o passo 4, informe o nome do grupo e clique em Salvar.

4. Clique em Direitos do Módulo:

5. Na tela abaixo, observe as seguintes partes:

a) O nome do grupo que você está alterando
b) Todos os módulos separados em negrito
c) Para cada módulo, configure os direitos de:
        - Acessar (visualizar, lista, abrir a tela)
        - Criar (cadastrar, inserir novos registros no módulo)
        - Excluir (remover, apagar o registro ou todos os registros)
        - Outras ações dependendo de cada módulo...

6. Após varrer a lista completa, clique em Salvar no final da tela.

 

Observações importantes:

- Caso um usuário esteja presente em mais de um grupo, ele receberá o menor dos direitos. Exemplo: se o "Grupo 1" permitir acesso aos produtos e o "Grupo 2" não permitir o acesso, este usuário não terá acesso aos produtos (menor acesso, mais restritivo);

- Os grupos podem ser estruturados conforme este exemplo abaixo. Desta forma, os grupos "filhos" herdam os direitos de acesso do "pai" e podem (ou não) ser alterados no nível inferior:

      

- Para gerar esta hierarquia de grupos, na tela de cadastro do grupo, basta informar o grupo pai conforme abaixo, ou se quiser remover a relação, basta clicar no (x).

Avaliaçãoo mídia: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo