Integração bancária - Parte 2 - Retorno

Fernando
24-03-2021 14:16

Para todo arquivo enviado para o banco, será disponibilizado pelo próprio banco um arquivo de retorno no dia seguinte. Neste arquivo virão informações de:

a) confirmação do registro dos títulos que você enviou aqui no tutorial da parte 1;
b) informação de pagamentos dos títulos em poder do banco, enviados pelo SIGA e pagos pelo seu cliente;
c) informações de remessa para protesto e baixa, entre outros.

É através deste procedimento de retorno que o SIGA faz a baixa automaticamente dos títulos pagos pelo seu cliente. Veja com o gerente do seu banco como fazer o download do arquivo de retorno, e salve na sua máquina ou no seu servidor.

Sugerimos que sejam abertas pastas diferentes para cada banco, e dentro de cada uma, ainda uma pasta chamada remessa e outra chamada retorno, evitando que você troque arquivos de um banco com do outro.


Exemplo de pastas para a integração bancária

 

1. Vá no "Contas a Receber" e selecione a opção "Processar retorno" do menu "CNAB". O sistema vai abrir uma janela pedindo pra você informar o arquivo que será processado. Aponte para o mesmo arquivo que você baixou do banco e clique 2x sobre ele:

  

 

3. O sistema vai exibir uma mensagem dizendo quantos títulos foram processados/baixados/atualizados. Fim.

 

4. Todas as operações ficam registradas no menu "CNAB > Histórico de operações" no contas a receber. Você pode pesquisar qualquer título enviado, bastando informar o número da nota. No final de cada linha, no botão   lhe exibe as mesmas opções para download do arquivoreimpressão dos boletosrelatório e ainda permite você desfazer a operação toda.

 


  Exemplo de um título com baixa automática

 

Tutorial disponível também em vídeo.

Avaliaçãoo mídia: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo