Download automático de NFe via XML

Fernando
04-12-2019 14:57

O SIGA dispõe de download automático das NFe's emitidas contra o seu CNPJ, com 3 finalidades básicas:

- Efetuar recebimento automático dos seus pedidos de compra
- Gerar nota de venda de industrialização com retorno da mercadoria recebida
- Geração dos arquivos SPED

A configuração pode ser feita na aba de Administração > Configuração Geral:

 

Nota 1: Durante a importação do XML, o SIGA precisa localizar os itens da nota dentro do seu cadastro de produtos. Para isso, ele consulta seu cadastro de 3 formas, e você pode utilizar qualquer uma delas (sendo a forma 2 mais fácil, versátil e indicada):

  1. Código do produto na nota é igual ao "Código" do produto no SIGA:


    Detalhe do arquivo XML

    Detalhe do produto no SIGA
  2. Código do produto na nota consta na "Referência" do produto no SIGA. Se você adquire o mesmo produto de diversos fornecedores, você pode e deve inserir o código deles aqui neste campo, separados por vírgula, ponto e vírgula ou por espaços:


    Detalhe do arquivo XML

    Detalhe do produto no SIGA
  3. Tag <xPed> e <nItemPed> que referenciam o seu PEDIDO de compra no SIGA estão inseridos no XML. Para isso, o emitente da nota precisa informar estes campos na nota dele, sendo:
    xPed = número do seu pedido no SIGA
    nItemPed = número do item no pedido


    Detalhe do arquivo XML

    Detalhe do pedido no SIGA

Falhando todas, a importação trará apenas a quantidade, valores e impostos (prejudicando o processo que for utilizar aqueles dados futuramente). Exemplo: geração do SPED não vai inserir o item, por não ter sido localizado na entrada.

 

Nota 2: Caso as opções de pesquisa acima falhem, o SIGA ainda permite que o item não localizado seja automaticamente inserido no seu cadastro. Para isso, você deve deixar a opção abaixo marcada:

Entretanto, observe que isso pode levar a duplicidades no seu cadastro e problemas com a movimentação de estoque, nos seguintes casos:

  1. Você está recebendo material de um novo fornecedor, e ainda não atualizou o seu cadastro de produto com o código dele. Veja a situação de pesquisa "2" na nota 1. Por não localizar o item, o SIGA cadastra novamente.
  2. Você solicita ao seu fornecedor que preencha os campos xPed e nItemPed na emissão da nota, e o faturista esquece. Veja a situação "3" acima. O mesmo pode acontecer se você fizer o pedido verbal, ou seja, sem PEDIDO no SIGA.
  3. O fornecedor insere o código de produto errado na nota, faltando uma letra por exemplo, e o SIGA não localiza o produto, lançando novamente no sistema.

Por isso, se optar por salvar automaticamente, assegure-se que o responsável pelo seu cadastro de produtos esteja sempre em comunicação com o departamento de compras, e mantenha o cadastro sempre atualizado. Havendo duplicidade em um insumo de produção, que já conste na estrutura de produto por exemplo, o item cadastrado em duplicidade vai gerar estoque, mas a baixa será efetuada no outro original já cadastrado na estrutura.

 

Avaliaçãoo mídia: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo