Módulo Qualidade/Laboratório - Corpos de Prova

Fernando
10-04-2019 10:09

O SIGA possui um módulo de Qualidade, aonde é possível registrar os resultados obtidos no rompimento dos corpos de prova em seu Laboratório. O procedimento do item 1 permite ao balanceiro criar o registro, enquanto que o procedimento 2 deverá ser utilizado pelo técnico do seu laboratório para lançar os rompimentos.

Antes de você começar a utilizar esta sistemática, verifique se os seus traços possuem as especificações cadastradas, conforme exemplo abaixo. Caso não possua, siga este procedimento para lançar os valores em todos os seus traços.

1. Geração do CP

Na tela de liberação da BT, sempre que precisar gerar laudo para o CP no módulo de Qualidade, selecione a opção Gerar CP/Qualidade de acordo com os exemplos abaixo. À esquerda, exemplo da tela do sistema com dosagem integrada. À direita, quando a liberação é feita pela web, sem integração. Marque a opção de acordo com a sua tela.

        
Tela de liberação da BT integrado com dosagem  -  e  -  Tela de liberação da BT via web, sem integração com dosagem

Sempre que você fizer este procedimento, o SIGA gera um novo registro na qualidade, com numeração sequenciada e vinculada à nota fiscal que você está emitindo. Desta forma, o laboratorista tem controle total do CP que ele irá avaliar, com o endereço da obra, nome do cliente e data da emissão da nota (data da usinagem). Com base nestes dados, é possível avaliar os rompimentos nas datas desejadas: 3, 7, 14, ou 28, de acordo com as especificações da sua usina.

Importante: uma vez gerada a nota fiscal, não é mais possível vincular o CP, por isso, esteja atento à marcação dos campos acima antes de gerar a nota.

2. Lançamento e Controle dos Rompimentos

 No menu Produção você tem acesso a todos os registros da qualidade, gerados pelo balanceiro no item 1 acima.

 

Por esta listagem você pode verificar:
- Quais CP's já foram processados (data de encerramento preenchida)
- Quais CP's ainda estão faltando processar (data de início preenchida, encerrada em branco)
- Quais CP's ainda nem foram processados (data de início em branco)
- O número do pedido/programação do cliente

Cada pedido/obra, poderá ter vários corpos de prova vinculados a diversas entregas e estarão todos dentro de uma mesma OP.


Exemplo, OP 0002/19 engloba as 2 remessas do PED 0001/19 (16 m³ obra Vargem Pequena)

 

Para informar os valores

a) Localize a OP desejada pelo número, nome do cliente ou endereço da obra na tela principal;

b) Clique na OP para abrir os detalhes;

c) Na parte inferior da tela contendo os traços, clique no item que você deseja trabalar. A tela abaixo será exibida:

d) Clique no menu Opções > Editar e informe o nome do técnico responsável pelo lançamento. Clique em Salvar.

e) Clique no menu Opções > Iniciar atendimento para informar ao sistema que você iniciou os lançamentos.

f) Na parte inferior da tela, na seção Especificações do Item você encontra os valores a serem lançados. Posicione o mouse no final de cada linha e clique no icone / lápis para entrar em modo de edição:

g) Digite o valor encontrado na medição e clique em Salvar. Repita o procedimento para todos os lançamentos e todos os CP. O valor padrão vem do cadastro de produto e não pode ser alterado aqui na produção. Desta forma, temos os valores teórico (especificado no cadastro do traço) e o real (obtido na prensa).

h) Quando terminar de lançar todos os valores deste CP, clique no menu Opções > Encerrar atendimento para informar ao sistema que este item já está encerrado:

Desta forma, pela tela da OP você sabera qual CP ainda não foi encerrado e precisa ser digitado, facilitando o seu controle:

 

Para imprimir o Laudo

Dentro dos detalhes do traço, vá no meu Opções > Imprimir

Avaliaçãoo mídia: 5 (1 Voto)

Não pode comentar este artigo