Módulo Qualidade/Laboratório - Corpos de Prova II

Fernando
19-03-2021 11:40

O SIGA possui um módulo de Qualidade, aonde é possível registrar os resultados obtidos no rompimento dos corpos de prova em seu laboratório com prensa. O procedimento do item 1 permite ao balanceiro criar o registro, enquanto que o procedimento 3 deverá ser utilizado pelo técnico do seu laboratório para lançar os rompimentos.

1. Geração do CP

Na tela de liberação da BT, sempre que precisar gerar laudo para o CP no módulo de Qualidade, selecione a opção Gerar CP/Qualidade de acordo com os exemplos abaixo. À esquerda, exemplo da tela do sistema com dosagem integrada. À direita, quando a liberação é feita pela web, sem integração. Marque a opção de acordo com a sua tela.

Nota: Você ainda pode programar o sistema para que ele solicite a geração de CP automaticamente a cada "X" metros produzidos, e ainda gerar uma etiqueta de código de barras com numeração sequencial independente da nota fiscal de remessa.

        
Tela de liberação da BT integrado com dosagem  -  e  -  Tela de liberação da BT via web, sem integração com dosagem

 

2. Retirada dos CP's das Obras

Sempre que o balanceiro comanda a geração do CP (através da marcação acima), o registro fica disponível na aba "Qualidade CP" como abaixo:

Nota: no modo automático de geração a cada "X" metros, o sistema já abre a tela com a indicação do CP marcada como SIM, mas o balanceiro pode optar por não gerar naquela remessa. Na próxima entretanto, o sistema vai abrir novamente como SIM.

Na tela da listagem ficam disponíveis todos os CP's gerados com as respectivas informações de nota, cliente, motorista e as datas dos rompimentos, um CP a 7 dias e mais dois a 28 dias conforme a norma:

 Para exibir os CP's que ainda não foram recolhidos nas obras, clique no menu "Imprimir > Não recolhidos":

  


 Lista dos corpos de prova ainda não recolhidos

Quando os CP's chegarem à usina, edite o registro correspondente da remessa e altere o status de todos os CP para "RECOLHIDO" (CP1, CP2, CP3):

O sistema automaticamente altera o status do registro para "EM PROCESSO", indicando que já houve atividade naquele registro. Além do status do registro, cada CP possui o seu status que pode ser visto nas colunas CP1, CP2 e CP3 abaixo:

Nota: não confunda o status do registro com o status dos CP. Cada registro na listagem corresponde a uma remessa feita, e está vinculado à BT, ao motorista e ao endereço da obra, com date e hora de saída da usina. E dentro do registro estão os CP da remessa - e cada CP possui um status próprio, por exemplo "APROVADO, APROVADO, FALTA DE FORMA".

Para rápida referência pela tela da listagem, o status de cada CP é indicado por um código nas colunas CP1, CP2 e CP3 da foto acima:

Status normais (numérico):

0 'GERADO'
1 'RECOLHIDO'
2 'ROMPIDO'

Status de problema (letra):

T 'CAMINHÃO QUEBRADO'
D 'CONCRETO VENCIDO'
S 'ERRO DE SISTEMA'
F 'FALTA DE FORMAS'
M 'MOTORISTA NÃO MOLDOU'
G 'MOTORISTA SEM EQUIPAMENTO DE MOLDAGEM'
N 'NOTA FISCAL CANCELADA'
L 'PRAZO PARA RECEBIMENTO ESGOTADO'
R 'REEMISSÃO DE NF PARA FATURAMENTO'
Q 'USINA QUEBRADA'

 

3. Rompimento dos CP's

a) Na listagem do menu "Qualidade CP" filtre o CP que você vai romper ou pelo número da nota ou pelo número da etiqueta de código de barras (a busca atua em vários campos, cliente, nota, endereço, etiqueta, etc).

b) Clique no no final da linha para editar o registro.

c) Na tela dos CP, identifique qual CP você está rompendo (pelo prazo e/ou pelo número da etiqueta) e coloque o cursor dentro do campo correspondente:
     - caso você possua prensa integrada ao computador: pressione F9 para que o valor lido da prensa seja transferido para o campo.
     - caso não possua prensa integrada: digite o valor (em toneladas) exibido no leitor da prensa.

Em ambos os casos, este valor precisa estar em tonelada. O sistema fará a conversão para FCK (com base no diâmetro padrão de 10cm dos CP).

 d) Clique em Salvar, o sistema fará a conversão para FCK e exibira na tela principal os valores conforme exemplo abaixo:

 

4. Interpretação

Colunas (valores abaixo do desejado são exibidos em vermelho na tabela):

FCK Projeto Exibe o FCK do traço cadastrado
Rompimento 7D Data de rompimento do CP 1 a partir da data da moldagem
FCK 7D 70% do FCK Projeto
Rompimento 28D   Data de rompimento dos CP 2 e 3 a partir da data da moldagem
FCK 28D-1 FCK do CP 1 a 28 dias
FCK 28D-2 FCK do CP 2 a 28 dias
FCK Final Maior valor entre 28D-1 e 28D-2
CP 1 Status 2 = ROMPIDO
CP 2 Status 2 = ROMPIDO
CP 3 Status 2 = ROMPIDO

 

Avaliaçãoo mídia: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo